Quando devo procurar um médico Coloproctologista?

Quando procurar um coloproctologista?

 

As consultas regulares com esse especialista são fundamentais para diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de intestino grosso e de outras doenças relacionadas ao cólon, reto e ânus.


Elas devem ser realizadas de forma preventiva , ou seja , sem ter qualquer sintoma, pelo menos uma vez ao ano, tanto para homens quanto mulheres a partir de 45 anos anos de idade ou a partir dos 40 anos de idade para pacientes com casos de câncer de intestino na família.


As consultas devem ser realizadas em qualquer idade para pacientes que apresentem sintomas relacionados ao trato gastrointestinal.

Também devem procurar essa especialidade pessoas com alguns sintomas específicos, como sangramentos via anal, dores anais, presença de caroços na região anal, prurido (coceira) na região anal, secreção purulenta perianal, dores abdominais, alteração do ritmo intestinal (diarreia ou constipação), dificuldade em segurar as fezes ou os flatos (incontinência).

Assim, o médico especialista pode avaliar de forma mais adequada se esses sintomas são relacionados ao intestino e se é necessário uma investigação complementar mais acurada.